terça-feira, 1 de maio de 2012

CITRINO

Uma das gemas mais apreciadas e usadas é o citrino, nome que se dá ao quartzo de cor amarela ou alaranjada, raramente vermelha, cor esta devida à presença de ferro.

Image
 
É uma gema que ocorre como cristais transparentes, de brilho vítreo, dureza 7,0 e densidade 2,65.  Não tem clivagem nem fluorescência. 
É relativamente raro na natureza e a maior parte das gemas comercializadas são obtidas por aquecimento de ametista ou quartzo enfumaçado. Esse tratamento dá gemas tão boas que acabam atingindo os mesmos preços do citrino natural.  
Os principais produtores de citrino natural são o Brasil e a Escócia, destacando-se, em nosso país, os estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Ocorre também nos Estados Unidos, Madagascar, Espanha, Rússia e França.
Embora mais raro que a ametista, outra variedade gemológica do quartzo, é mais barato que ela. Gemas lapidadas de 10 a 25 quilates, por exemplo, têm preços entre US$ 0,50 e 20 por quilate, dependendo da qualidade da cor (Boletim Referencial de Preços de Diamantes e Gemas de Cor). 
O citrino é semelhante ao topázio-imperial e, não por acaso, muito vendida como se fosse topázio. Segundo R. H. Jahns, 80% das gemas vendidas no mundo como topázio são na verdade citrino.  Por isso, os consumidores devem ficar atentos a nomes comerciais como topázio Rio Grande, topázio Palmeira, topázio Bahia, topázio-da-boêmia, topázio-da-serra, topázio-de-ouro, topázio-dos-joalheiros, topázio Madagascar, topázio-ocidental, topázio-ouro e topázio-saxônico. Tudo isso é citrino, como também é citrino o que se vende como pseudotopázio, quartzo-topázio, topázio-citrino e topázio-quartzo.
O nome dessa gema vem do latim citrinus, por sua cor, semelhante à das frutas cítricas.
 
Image
Cristal de citrino
Charcas, México
(Korbel & Novák – Enciclopédia de Minerais)
 
Image
Drusa de citrino obtido a partir de ametista
Rio Grande do Sul
Coleção Pércio M. Branco
 
Image 
Citrinos lapidados obtidos de ametista
(Sauer – Brasil Paraíso de Pedras Preciosas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário