quinta-feira, 3 de maio de 2012

jazida de opala


Piauí da gema: Maior jazida de opala fica em Pedro 2º

da Folha de S.Paulo
A opala, pedra preciosa conhecida por produzir lampejos das sete cores do arco-íris, tem sua maior jazida brasileira na cidade piauiense de Pedro 2º.
Encontrada também em países como Austrália, México, Honduras, Estados Unidos, Eslováquia, Polônia e Hungria, a gema já foi até símbolo de azar --e, sempre, teve status variado na história das civilizações.
Para os romanos, a opala era símbolo de pureza e de esperança. Já os árabes acreditavam que essas pedras de brilho discreto caíam do céu nos flashes dos relâmpagos e assim adquiriam sua coloração. Na época medieval, a pedra era usada contra doenças nos olhos. Nos tempos atuais, supersticiosos atribuíram à pedra uma influência maléfica.
O Ministério da Ciência e Tecnologia pesquisa atualmente que condições de Pedro 2º favoreceram a formação da opala. Na região, uma pedra de boa qualidade --o que depende da quantidade e intensidade do seu jogo de cores-- custa cerca de R$ 200 por grama, quando comprada diretamente do garimpeiro.
Vendida na Europa, a pedra custa até 10 vezes mais.

2 comentários:

  1. como faço pra garimpar opala em pedro II

    ResponderExcluir
  2. Walter, eu trabalhei em PetroII em 1986, meu pai tinha uma mineração de oapla lá, com alvarás de pesquisas do DNPM.Mas os garimpeiros trabalhavam em várias minas da região, a maior era a do Boi Morto, de onde saíram milhões de dólares em Opalas. Tinha a do Cantinho, da Roça etc.. Todos podiam trabalhar lá, sem problemas. Hohe deve sewr igula, mas pergunte a um garimpeiro da região primeiro qual é a melhor e que pode trabalhar sem problemas. Abraços e sucessos

    ResponderExcluir