sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O misterioso caso da Gold Stone Mining

O misterioso caso da Gold Stone Mining 
Nesta terça-feira, dia 14, um press release informou ao mundo que uma mineradora chinesa, a Gold Stone Mining, estava lançando um hostile takeover sobre a Allied Nevada Gold Corp. Neste caso, a Gold Stone Mining estaria investindo 780 milhões de dólares na compra de  uma empresa que tem o valor de mercado de 500 milhões, o que iria alavancar as ações da Nevada, a empresa alvo. E foi exatamente isso que aconteceu, a Nevada subiu no primeiro dia 7% e continuou subindo até hoje, mais de 60%, graças a Gold Stone a aos analistas que colocaram a ação da Nevada como buy.
A Gold Stone Mining, segundo o que se falava, era uma grande mineradora chinesa, registrada em Hong Kong, que tinha 3 minas de ouro na China e que valia 15 bilhões de dólares.
Após a subida imediata das ações da Nevada o mercado recebeu um outro press release dizendo que a Gold Stone Mining pedia desculpas mas a notícia da aquisição hostil tinha sido feita em erro sem um aconselhamento adequado.
Neste momento, muitos investidores sentindo o cheiro de tramoia, começaram a pesquisar sobre a misteriosa empresa de mineração. As notícias foram perturbadoras: ninguém sabia nada sobre a Gold Stone. A conclusão óbvia é de que um ou mais acionistas da Nevada falsificaram o press release e alavancaram uma alta artificial. Essa teoria ainda não foi provada.
Apesar de tudo muitos ainda acreditam que por trás dessa história, que nos cheira muito mal, existe um fundo de verdade e, até hoje, as ações da Nevada, que tentou se eximir do imbróglio em carta aberta para a Gold Stone, continuam subindo como no gráfico ao lado. Ontem ela fechou em $5,29, uma alta de sessenta por cento em 1 mês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário