terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Letseng o kimberlito dos grandes diamantes

Letseng o kimberlito dos grandes diamantes
Encravado no Lesotho, um reino africano independente dentro da África do Sul, se encontra uma das maravilhas da geologia: o kimberlito de Letseng. O kimberlito tem várias características ímpares como ser a mina de diamantes mais alta do planeta. Mas o que realmente caracteriza Letseng é o seu extremamente baixo teor de diamantes, de menos de 2 quilates por 100 toneladas e as suas extraordinárias pedras que são as mais valiosas entre todas produzidas em outras minas do planeta. Enquanto o preço médio dos diamantes produzidos nas minas do mundo é de US$81/quilate em Letseng o preço médio é de US$1.894/quilate. Letseng é famoso por seus enormes diamantes de alta qualidade. Foi esta mina que produziu diamantes clássicos como o Lesotho Promise uma pedra branca excepcional, de 603 quilates, em 2006.
A mina é controlada pela Gem Diamonds que não cansa de anunciar descobertas de grandes pedras como a de 478 quilates em 2008, um diamante ímpar de altíssima qualidade tipo IID.
A última grande descoberta de Letseng foi anunciada nessa semana: dois diamantes de mais de 160 quilates (162,06 e 161,74)  que foram recuperados poucos dias atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário