sexta-feira, 30 de maio de 2014

Transhipment: a possível solução para os navios Valemax

Transhipment: a possível solução para os navios Valemax 
Quando a Vale mandou fazer uma frota composta pelos maiores navios de transporte de minério do mundo, os Valemax, ela não esperava tamanha dificuldade e antagonismo por parte dos chineses. Vale já investiu muitos bilhões de dólares com a sua frota de valemax, navio de 360m de comprimento capaz de transportar 400.000 toneladas.
Essa era a solução que iria baixar os custos do frete do minério da Vale que gira em torno de US$22/t.

 No entanto, para desespero da Vale, o valemax foi banido dos portos chineses.

A princípio alegou-se o tamanho como um impeditivo, mas a grande oposição ao valemax veio dos chineses donos de frotas de navios. Estes viram o valemax como um inimigo natural que iria por fim aos seus fretes.
E é desses empresários que está vindo uma solução para os navios gigantes da Vale: o Transhipment. Transhipment nada mais é do que a transferência da carga de uma embarcação para outra. Com o transhipment os chineses esperam usar os seus navios menores para receber a carga dos gigantescos valemax evitando, dessa forma, os problemas e transtornos que os valemax terão nos portos chineses de destino.

A Vale já criou uma solução de transhipment na Malásia e nas Filipinas, mas com o transhipment chinês a empresa poderá acelerar as exportações e finalmente virar a página desta novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário