terça-feira, 23 de setembro de 2014

A maior esmeralda do mundo será leiloada no Canadá

A maior esmeralda do mundo será leiloada no Canadá


Teodora, a maior esmeralda do mundo, será leiloada em 28 de janeiro pelo Western Star Auctions em Kelowna. Adquirida na Índia por um caçador de joias de Calgary, a pedra foi avaliada em 1,15 milhão de dólares (Western Star Auctions)
Teodora, a maior esmeralda do mundo, será leiloada e pelo Western Star Auctions em Kelowna. Adquirida na Índia por um caçador de joias de Calgary, a pedra foi avaliada em 1,15 milhão de dólares (Western Star Auctions)
A maior esmeralda lapidada do mundo, comprada recentemente por um empresário de Calgary, será leiloada no final do mês, apesar de algumas dúvidas em relação a sua autenticidade.
O ornamento de 57.500 quilates pesa mais de 11 kg e foi levada para o Canadá pelo caçador de joias Regan Reaney. A pedra foi extraída de uma mina no Brasil, mas Regan comprou-a na Índia por uma quantia não divulgada.
Batizada de Teodora, que em português significa “dádiva de Deus”, a joia será leiloada  Western Star Auctions de Kelowna com um lance inicial de 500 mil dólares.
O gemologista Jeff Nechka disse que inicialmente tinha dúvidas se uma esmeralda daquelas dimensões podia ser real, mas após uma análise cuidadosa garantiu que era verdadeira e avaliou-a em 1,15 milhão de dólares.
“É tão grande que é incomum uma esmeralda ocorrer dessa forma naturalmente”, afirmou Nechka.
“Testei a zona de corte e considerando algumas inclusões na pedra, sua matriz e o fato da tonalidade ser heterogênea, em minha opinião, ela é sem dúvida uma esmeralda.”
Nechka é o proprietário da joalharia Premier Gems em Calgary. Ele estudou no Instituto Gemológico Americano e é o único membro canadense ocidental da Associação Internacional de Gemas Coloridas.
Ele admite que encontrou provas de que a pedra havia sido tingida e incluiu essas informações na avaliação.
O tingimento de esmeraldas é uma prática considerada enganadora na indústria, devido à impossibilidade de discernir a cor original da pedra depois de ser tratada.
“Cada variedade de esmeralda é designada pela cor. Como tal, a cor verde intensa a designaria como uma esmeralda, mas é difícil dizer, uma vez tendo sido tingida, quanto tingimento foi aplicado na pedra”, afirmou Regan.
As esmeraldas são uma forma rara de berilo, mas o berilo branco é muito mais comum que a variedade verde e não tem praticamente qualquer valor. Nechka acredita que a esmeralda seja um berilo verde cuja cor foi apenas acentuada.
Ele acrescentou que tingir não afeta significativamente o valor desta pedra específica, porque tem apenas qualidade comercial. O valor reside em suas dimensões, no fato de ser a maior do mundo.
Curiosidade internacional
Regan disse que o valor da pedra pode também aumentar graças à atenção da mídia e da curiosidade internacional que atraiu.
“A pedra está recebendo muita atenção, mas é muito difícil avaliar algo desta escala e quanto realmente vale. O leilão decidirá quanto vale sua condição de mercado”, afirmou ele.
Desde a chegada da esmeralda a Calgary há duas semanas, Nechka e Reaney foram entrevistados por grandes mídias internacionais, incluindo a CNN, a BCC e a Discovery Network.
Nechka disse que a Reaney tem recebido ofertas de compra pela pedra de todo o mundo, mas não tem ideia de quem será a maior oferta no sábado.
Alguns gemologistas e compradores que ainda não analisaram a pedra expressaram algum ceticismo em relação a seu valor e avisaram potenciais compradores que realizassem uma avaliação independente antes da compra.
Nechka disse que os pessimistas estão apenas tentando obter alguma atenção da mídia para si próprios. “Não sei se querem apenas roubar a atenção da pedra ou o quê.”
As esmeraldas são uma das joias mais valiosas do mundo e o primeiro registo de venda remonta a 4.000 a.C. nos mercados da Babilônia.
Atualmente, a Colômbia, o Brasil e a Zâmbia produzem a maioria das esmeraldas comerciais.
Apesar de o Brasil produzir mais esmeraldas por ano que qualquer outro país, é na Colômbia que são extraídas as pedras de maior qualidade a nível mundial e que definem o padrão global de dimensões e cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário