segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mali – Eldorado de urânio, ouro, petróleo e minerais

Mali – Eldorado de urânio, ouro, petróleo e minerais estratégicos …

mali (1)O governo francês declarou que:
vai enviar 2.500 soldados para apoiar soldados do Mali no conflito contra rebeldes islâmicos.
já enviou  cerca de 750 soldados para o Mali e transportadores franceses chegaram a Bamako, na manhã de terça-feira …..
Vai continuar a mobilização de forças em terra e no ar …..
Tem um objectivo. Garantir que quando saírem, quando terminarem a intervenção, Mali está seguro, tem autoridade legítima, um processo eleitoral e que não há mais terroristas a ameaçar o seu território
Esta é a narrativa oficial da França e dos que a apoiam, amplamente divulgada pelos meios de comunicação. A França é apoiada por outros membros da Nato. Leon Panetta, secretário da Defesa dos Estados Unidos, confirmou a oferta da inteligência para as forças francesas no Mali Canadá, Bélgica, Dinamarca e Alemanha, também apoiam a incursão francesa, prometendo apoio logístico na repressão aos rebeldes. 
Se olharmos só para essa narrativa, não veremos outras razões. Um olhar sobre os recursos naturais do Mali revela o que poderá estar  está em questão.
Recursos naturais do Mali  
mali
Ouro: terceiro maior produtor africano de ouro com explorações em grande escala e em curso. Mali é famoso pelo seu ouro desde os dias do grande império do Mali e da peregrinação do Imperador Kankou Moussa em 1324 a Meca, onde transportou mais de 8 toneladas de ouro na sua caravana! Mali tem sido, portanto, um país tradicionalmente mineiro por mais de meio milénio.
Mali tem actualmente sete minas de ouro operacionais que incluem: Kalana e Morila no sul do Mali, Yatela, Sadiola e Loulo a oeste e as minas que recentemente reiniciaram a produção Syama e Tabakoto. Projectos de exploração de ouro avançadas incluem: Kofi, Kodieran, Gounkoto, Komana, Banankoro, Kobada e Nampala.
Urânio: sinais encorajadores e exploração em pleno andamento por várias empresas, com claros indícios de depósitos de urânio no Mali.
Grande potencial de urânio localiza-se na área Falea, que cobre 150 km² do Falea-bacia do Norte Guiné, bacia sedimentar neoproterozóica marcada por significativas anomalias radiométricas. Estima-se que em Falea existam cerca de 5.000 toneladas. O projecto Kidal, na parte nordeste do Mali, com uma área de 19.930 km2, abrange a grande província L’Adrar Des Iforas. Estima-se que o depósito Samit na região Gao contenha  200 toneladas.
Diamantes: Mali tem potencial para desenvolver a sua exploração de diamantes: na região de Kayes  (região de mineração 1), foram descobertos 30  tubos de kimberlitos, dos quais oito mostram traços de diamantes. Cerca de oito  diamantes pequenos foram colhidos na região de Sikasso (sul do Mali).
Dentro do grupo das pedras preciosas, podemos encontrar no:
Círculo de Nioro e Bafoulabe: Granadas e raros minerais magnéticos
Círculo de Bougouni e Bacia Faleme: minerais pegmatíticos
Le Gourma – granada e corindo
L’Adrar des Ilforas – pegmatito e minerais em metamorfose
Hombori Douentza Zona: quartzo e carbonatos
Minério de ferro, bauxita e manganês: existem recursos significativos no Mali, mas ainda por explorar. Mali estima mais de 2 MT de minério de ferro, localizadas nas áreas de Djidian-Kenieba, Diamou e Bale.
Em termos de reservas de bauxita, estimam-se 1,2 MT localizados em Kita, Kenieba e Bafing-Makana. Traços de manganês foram encontrados em Bafing – Makana, Tondibi e Tassiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário