sábado, 27 de dezembro de 2014

Economia da Índia cresce e acelera importações de minério de ferro

Economia da Índia cresce e acelera importações de minério de ferro



A Índia tem o décimo maior PIB do mundo e o terceiro maior baseado na paridade do poder aquisitivo (PPP). É uma economia gigantesca que cresce a 5% ao ano o que não poderia deixar de impactar os mercados mundiais.

Pouco tempo atrás a Índia era a terceira maior exportadora de minério de ferro do planeta. No entanto, com a queda dos preços, o país simplesmente parou de exportar minério. Hoje os mineradores indianos, que produzem um minério de mais baixa qualidade, focam no mercado interno.

Mesmo assim a Índia continua precisando de uma grande quantidade de minério para manter a sua gigantesca economia crescendo a 5% ao ano.

Somente nos primeiros sete meses de 2014 a importação de minério de ferro, atingiu 6,8 milhões de toneladas. A maioria deste minério vem da África do Sul (40%) e da Austrália (15%).

Mesmo com as mineradoras locais em plena produção, os analistas esperam que a demanda do aço deva crescer em janeiro de 2015, forçando o país a importar mais minério de ferro.

Somente uma siderurgia indiana, a JSW Steel pretende importar mais do que 10 milhões de toneladas no ano que vem.

Com essa estratégia a Índia está causando um sério enxugamento do minério de ferro no mercado mundial.

Por um lado ela deixou de exportar mais de 120 milhões de toneladas por ano e pelo outro importa, ou retira do mercado, outras 20 milhões de toneladas.

Em outras palavras, somente a Índia irá subtrair mais de 140 milhões de toneladas do minério de ferro do mercado mundial em 2015.

Este minério era destinado aos portos chineses...

Some-se a este número toda a produção que desapareceu após o fechamento de dezenas de minas em 2014 e veremos que o tão propalado aumento da oferta da Vale + Rio + BHP não será assim tão impactante.

É até possível que em 2015 vejamos um forte crescimento nos preços do minério de ferro, ao contrário do que, todos os analistas predizem: um novo bull...

Foto: mina de minério de ferro da estatal indiana NMDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário