domingo, 14 de agosto de 2016

Garimpo de esmeralda da Carnaíba

A esmeralda baiana, pesando 341 kg, foi descoberta por Ruy Saraiva Filho e Elson Alves Ribeiro em 9 de julho de 2001 na Mina de Carnaiba, em Marota, Município de Pindobaçu.
Batizada como 'The Emerald Bahia', com 180 mil quilates, caso fosse polida, está avaliada em até 925 milhões dólares americanos.

A esmeralda baiana está envolvida em um processo judicial, um dos maiores da história da Califórnia, um onde várias pessoas disputam a posse dessa 'jóia rara‘ nos Estados Unidos.

Algumas fontes informaram que o Brasil iria entrar na disputa para reaver a posse desta ‘pedrita’, alegando que ela foi retirada ilegalmente do país.(Garimpo Carnaiba-Bahia a maior reserva de esmeraldas do mundo)
Tony Thomas é um dos vários candidatos à posse da Bahia Emerald.

 A Ficção Criada Por Um Americano Bonzinho
A esmeralda foi levada para fora da floresta tropical por uma equipe de mulas. 
Ao longo do caminho as mulas foram atacadas e mortas por duas panteras negras e teve que ser levada, por uma equipe de garimpeiros, acondicionada em uma maca.

http://images5.fanpop.com/image/photos/31100000/Black-Panthers-black-panthers-31170197-1280-1024.jpg
Da Bahia, a pedra foi transportada de São Paulo, Brasil, para San Jose, na Califórnia.
Pouco depois, foi transferida para New Orleans e colocada em um cofre. 
Duas semanas depois, o furacão Katrina devastou a região, deixando o cofre contendo a pedra preciosa, submersa por dois meses antes que pudesse ser recuperada. 
A Bahia Emerald foi, então, levada de volta para San Jose e guardada em uma edificação, aparentemente, abandonada. 
Por volta de 08 abril de 2008, a esmeralda foi secretamente transferida para o escritório de um advogado em Santa Barbara, CA, onde foi mantida sob a guarda armada, 24 horas, antes de ser encaminhada, mais uma vez, para um local privativo conhecido como Commonwealth, no sul de Elmonte, CA. 
Daí, ela foi transferida, em um Cadillac Escalade, preto, dirigido por Jerry Ferrara, acompanhado por Kit Morrison, do Commonwealth para outro cofre em Las Vegas, Nevada. 
A Bahia Emerald estava envolvida em uma transação bancária orçada em 197 milhões dólares americanos com Bernard Madoff.
Madoff foi preso por agentes federais apenas dois dias antes da operação ser concluída. 
A Bahia Emerald foi envolvida em uma transação obscura envolvendo uma família colombiana conhecida no Golden Nugget Hotel Casino, em Las Vegas, NV, que quase terminou em banho de sangue em uma batalha no deserto de Nevada. 

 
O LAPD - Los Angeles Police Department's – foi comunicado do roubo da esmeralda por indivíduos não identificados e a recuperou na véspera do Natal de 2008, em uma operação liderada pelo tenente Grubb.
Pouco tempo depois, uma pessoa que requisitava a propriedade da Bahia Emerald declinou da ação na justiça afirmando que a sua vida estava ameaçada. 
Até hoje nenhuma acusação criminal foi apresentada e nenhuma prisão foi feita relacionada com denúncias sobre este fato.
A batalha judicial, envolvendo a posse da Bahia Emerald, é um dos maiores na história da Califórnia e ganhou repercussão internacional. 
Vídeo da National Geographic - 50 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário