domingo, 30 de outubro de 2016

Maior rio brasileiro

Maior rio brasileiro

Com 6.992,06 km de extensão, o rio Amazonas supera o Nilo, que tem
6.852,15 km


O rio Amazonas entra para o RankBrasil como o Maior rio brasileiro e do mundo em extensão e também o mais volumoso.
Maior rio brasileiro
Rio Amazonas é o maior e mais volumoso do mundo
Com 6.992,06 km, o rio recordista supera o Nilo, que tem 6.852,15 km, de acordo com medições realizadas em 2008, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O rio nasce no Peru, com o nome de Vilcanota, e recebe depois as denominações de Uicaiali, Urubamba e Marañón. Quando entra no Brasil, se torna Solimões, até o encontro com o rio Negro, próximo de Manaus. Desse ponto até a foz recebe o nome de Amazonas. Ele deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro.
Detentor da maior bacia hidrográfica mundial, ultrapassando os sete milhões de km², a maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade é acidentada e de grande altitude. Marginalmente, a vegetação ribeirinha é, em sua maioria exuberante, predominando as florestas equatoriais da Amazônia.
O rio Amazonas lança cerca de 209 mil m³/s de água doce no Atlântico, sendo o responsável por 1/5 do volume total de água doce em todos os oceanos do mundo. Mesmo a 150km mar adentro do local onde desagua o rio Amazonas, a salinidade da água é bem mais baixa que o normal.
O número de espécies de peixes e plantas aquáticas é tão vasto que seria impossível enumerar todas. Para os aficionados ao aquarismo, trata-se da fonte que proporciona a maior quantidade de espécies de peixes que hoje em dia povoam os comércios e aquários de todo o mundo.
Nos últimos 1.500km, o rio possui um curso muito plano. Isto provoca a chamada maré oceânica, que na região amazônica é conhecida como pororoca, uma atração turística do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário