sábado, 19 de agosto de 2017

A importância de se manter otimista

A importância de se manter otimista

     
Eu acredito que o otimismo é uma das forças mais importantes para levar adiante qualquer projeto ou empresa. O brilho nos olhos é fundamental quando vamos buscar capital, para conquistar clientes ou na hora de contratar os melhores funcionários.
O entusiasmo gerado pelo otimismo pode gerar também uma motivação contagiante e capaz de transformar uma ideia numa realidade. O otimista olha o copo pela metade, e convence todos ao seu redor que o copo está meio cheio.

Ser empreendedor e ser otimista são praticamente sinônimos. Porém, ao longo do tempo – e das crises – pode acontecer do pessimismo aparecer. Ser empreendedor é intenso e excitante, mas é também difícil e muitas vezes assustador. Quando tudo parece jogar contra, quando o copo começa a ficar meio vazio, é hora de ligar o alerta amarelo e redobrar o cuidado para não perder o foco positivo.
Eu acredito que o otimismo começa pela liderança, e se propaga por toda equipe através de intensa comunicação. O objetivo é que seja enraizado na cultura da empresa, reverberado por todos, até mesmo por fornecedores e clientes. É o que faz a empresa perseverar nos momentos difíceis e encontrar soluções para os problemas.
Nestes tempos de crise, cultive o otimismo, mantenha a mente positiva.
Ivan Primo Bornes – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastifício Primo (www.pastificioprimo.com.br) ivan.primo@pastificioprimo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário