segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Porto idealizado por Eike tenta ganhar gás com mudança de perfil

Porto idealizado por Eike tenta ganhar gás com mudança de perfil


Três anos após sua inauguração, o porto do Açu chegou à sexta posição entre os maiores terminais portuários privados do país e, agora, foca sua estratégia de crescimento na indústria do gás natural. O projeto, idealizado por Eike Batista (hoje em prisão domiciliar), é agora controlado pela americana EIG, mas ainda enfrenta passivos dos tempos que integrava o Grupo X.
Segundo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o porto no norte do Estado do Rio movimentou no primeiro semestre 8,6 milhões de toneladas de minério, alta de 31% em relação ao ano anterior. O movimento é ainda limitado pela capacidade de produção da mina da Anglo American, sua principal cliente nesse segmento, em Minas. Quando estiver a plena capacidade, poderá movimentar até 26,5 milhões de toneladas por ano -o que o colocaria hoje na quarta posição entre os terminais privados.
Idealizado para aproveitar o terminal de minério para atrair indústrias metalúrgicas, o empreendimento passa por uma “mudança de perfil”, nas palavras do presidente da Prumo Logística, proprietária do porto, José Magela. Na segunda (14), anunciou parceria com a alemã Siemens para investimento em uma usina térmica de 1,3 GW (gigawatts), parte de um complexo que inclui um terminal de importação de gás negociado com a britânica BP.
O projeto tem como âncora contratos de venda de energia assinados em 2013 pela gaúcha Bolognesi, que previa a construção do complexo em Pernambuco, mas não conseguiu nem iniciar o investimento. “Aqui já temos o cais, já temos a linha de transmissão [de energia], a localização privilegiada, perto do centro de consumo e parceiros”, diz Magela.
Ascensão e queda de Eike Batista
Ele não fala em números, mas diz que precisa iniciar a obra até o começo do ano que vem para cumprir os contratos de venda de energia, vigentes a partir de 2021. Segundo o executivo, o investimento seria o primeiro passo para a criação de um “hub de gás” no porto, modelo que prevê a conexão com campos produtores do combustível e com a malha de gasodutos do Sudeste, que passa a 40 km de distância.
A ideia é usar parte do gás para movimentar um parque térmico de até 6,4 GW e injetar os excedentes do combustível na rede, para distribuição a outros clientes. No longo prazo, a companhia espera que a disponibilidade de gás natural atraia outros segmentos que usam o insumo, como petroquímica e fertilizantes.
FIASCO
Quando ainda comandava o projeto, Eike prometia a instalação de siderúrgicas, do estaleiro de sua controlada OSX e até de uma montadora de carros elétricos, projetos que nunca saíram do papel. O estaleiro, pelo contrário, é hoje ainda fonte de problemas para os novos controladores -Eike só tem 0,19% da empresa atualmente. No segundo trimestre, a Prumo contabiliza R$ 659 milhões em financiamentos concedidos à empresa, que está em recuperação judicial, além de R$ 67 milhões pelo pagamento de dívidas da ex-coligada com fornecedores.
A empresa enfrenta ainda ações na Justiça a respeito da polêmica desapropriação de terras para a construção do complexo, que tem uma área de 90 quilômetros quadrados. O processo de desapropriação, que culminou com a retirada de 60 famílias da área, é um dos alvos de investigação da Operação Lava Jato, que acusa Eike de ter pago propina ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho.
AUDITORIAS
O presidente da Prumo, José Magela, diz que não ver risco de contaminação da empresa pelas denúncias de corrupção contra Eike Batista. ”Fizemos diversas auditorias e, até o presente momento, não tem absolutamente nenhum tipo de indício de que a empresa tenha feito algo errado”, afirma. “Não perco um minuto de sono com isso.” Eike controlava a LLX, nome da proprietária do porto do Açu até a falência de seu império econômico. Hoje, cumprindo prisão domiciliar, tem uma fatia de apenas 0,19% da companhia.
Após sua saída, a americana EIG foi tomando controle da empresa, que passou a se chamar Prumo, com várias operações de aumento de capital, nas quais injetou recursos necessários para tocar as obras no porto. Na operação mais recente, em outubro de 2016, colocou R$ 657 milhões, aumentando sua participação no negócio para 76%. Atualmente, a controladora tenta fechar o capital da companhia, comprando os 20% de ações que estão em mãos de terceiros -com novas compras no mercado em 2017, a EIG aumentou sua fatia para 80,2%.
O porto do Açu já consumiu mais R$ 12 bilhões em investimentos e ainda precisará de mais recursos, admite Magela. A estratégia é tentar atrair o maior volume possível de capital de parceiros. O modelo de parcerias já vem sendo adotado em negócios hoje em operação, como o terminal de abastecimento de navios, com a britânica BP, e o canteiro para reparo de embarcações, com a GranEnergia.
Fonte: Fonte: Folha SP

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