segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Iceberg, O Que é um Iceberg?

Iceberg, O Que é um Iceberg?
#Iceberg, O Que é um Iceberg?Iceberg é um enorme bloco de gelo que resulta da fragmentação das geleiras, quando chegam ao mar, ou das camadas de gelo marinho. Uma temperatura mais elevada ou a agitação das ondas do mar produzem a ruptura dos blocos de gelo, que ficam à deriva e são levados por correntes a regiões equatoriais.

O naufrágio do navio Titanic, em 1912, em que morreram mais de 1.500 pessoas, foi conseqüência de sua colisão com um iceberg. Os muitos desastres provocados por essas grandes massas de gelo que se desprendem dos continentes polares e flutuam para regiões mais quentes motivaram a criação de um sistema internacional de vigilância.

O comprimento dos icebergs varia de algumas centenas de metros a cerca de oito quilômetros. Sua espessura, da qual apenas uma nona parte é visível, pode chegar a 45m. Esses enormes blocos de gelo são muito maiores e mais abundantes no hemisfério sul. No oceano Glacial Antártico encontram-se 93% dos icebergs do mundo, e no Ártico eles se concentram sobretudo perto da Terranova, procedentes da Groenlândia e arrastados pela corrente de Labrador.

O perigo que os icebergs representa para a navegação tornou necessária a criação de organismos internacionais encarregados de estudar, localizar e vigiar esses blocos de gelo. Quando estão dentro de uma zona onde transitam muitos barcos, é necessário destruí-los mediante o emprego de explosivos e outras técnicas.

#Iceberg

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário