Após uma sequência de quatro quedas semanais, o Ibovespa conseguiu voltar a subir, sem um clima de cautela antes de mais um feriado, como costuma ocorrer. Diferente dos últimos dias, em que as principais notícias vieram do exterior, a próximas semana promete voltar a ser focada na reforma da Previdência, enquanto o feriado de Dia de Ação de Graças faz Wall Street fechar na reta final da semana.
Segundo a equipe de analistas da GO Associados, a próxima semana promete ser agitada tanto na política como na economia, apesar do feriado na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. Na política, o governo deve intensificar as negociações com seus aliados visando à votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ainda este ano, antes do recesso parlamentar, em 22 de dezembro.
Além disso, há uma grande expectativa que o presidente Michel Temer dê início à reforma ministerial anunciada após a saída do governo do ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE). O mercado espera que as mudanças que forem promovidas pelo peemedebista ajudem a dar força nas negociações da reforma da Previdência, com os partidos do “centrão” ganhando algumas pastas.
Segundo Luiz Fernando Castelli, economista-chefe da GO Associados, a política realmente será o principal driver para o mercado. “Em uma semana mais curta, os investidores ficarão de olho no andamento das reformas”, aponta ele citando a importância da próxima semana para que o governo consiga levar a Previdência para votação na Câmara ainda este ano.
Na economia, há vários indicadores previstos para a próxima semana. O IBC-BR de setembro, considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), deve ressaltar o cenário de recuperação do País. Segundo dados compilados pela Bloomberg, o indicador deve mostrar um crescimento de 0,33% na economia em setembro.
Saem também dados do setor externo e do crédito e os números do emprego formal, do Caged, e da arrecadação de tributos, todos referentes ao mês de outubro. Além disso, na quinta-feira (23), o IBGE divulga o IPCA-15 referente ao mês de novembro, que deve mostrar alta de
0,46% segundo a equipe da GO.
No exterior, o destaque fica com os Estados Unidos, onde na quarta-feira (22), o Fomc (Federal Open Market Committee) divulga a ata da última reunião, realizada nos dias 31 de outubro e 1º novembro, que manteve a taxa de juros inalterada. Para a GO, a ata deve reforçar a intenção do colegiado em aumentar a taxa de juros na última reunião do ano, em 12 e 13 de dezembro, refletindo o bom crescimento econômico do país.
Vale lembrar que a segunda terá a B3 fechada pelo feriado em São Paulo, enquanto o volume financeiro deve ficar baixo na quinta por conta do dia de Ação de Graças nos EUA, enquanto na sexta as bolsas americanas fecham às 16h (horário de Brasília).
Fonte: Infomoney
Fonte: Jornal ADVFN